Amazonas

Governo do Estado realiza ação na Região Metropolitana pelo Dia Mundial do Turismo

By  | 

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo dia 27 (quinta-feira) de setembro, o Governo do Estado iniciou, nesta terça-feira (18), uma programação de visitas técnicas aos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) para avaliação de execução das ações do Plano Estadual de Turismo.
Iranduba (a 25 km de Manaus em linha reta) foi o primeiro município a receber a ação. A equipe do governo, em parceria com a Secretaria Executiva de Turismo, visitou pontos turísticos e prestadores de serviços para identificar as atuais necessidades de infraestrutura, gestão e apoio ao desenvolvimento da atividade turística, visando a reformulação do Plano Estadual.
De acordo com o assistente técnico da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Robson Guimarães, foram identificados 22 prestadores de serviços cadastrados no Ministério do Turismo (Cadastur).
“Orientamos sobre a regularização no Cadastur, que está com uma nova plataforma e totalmente gratuita. Sabemos das dificuldades com relação à internet, mas estamos sempre à disposição na Amazonastur para prestar apoio para quem não conseguir se regularizar por conta desse problema”, ressaltou Robson.
Os principais pontos turísticos de Iranduba são as Ruínas de Paricatuba (km 21), Cachoeira do Castanho (24 km) e a Praia do Açutuba (km 28). A secretária executiva municipal de Turismo de Iranduba, Roberta Karina, relatou que as principais dificuldades são a falta de legislação local para o ordenamento turístico e a infraestrutura nos balneários, para garantir a preservação das ruínas de Paricatuba, além da falta de identidade turística e verba para eventos.
“O Governo tem nos auxiliado com a parte técnica, mas precisamos estruturar projetos com valores, estatísticas e dados para tentarmos apoio financeiro para o ordenamento turístico e para os nossos eventos”, declarou a secretária.
Visitas técnicas – O cronograma das visitas contempla, além de Iranduba, os municípios de Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Itapiranga, Silves, Careiro da Várzea, Carreiro Castanho, Autazes e Manaquiri.
“O Governo do Estado está incentivando o desenvolvimento do setor turístico, e Iranduba tem um grande potencial turístico, do qual podemos destacar sol e praia, arqueologia, etnoturismo e pesca esportiva. Essa ação é importante para analisarmos se as ações foram executadas e identificar as necessidades para reformulação do Plano Estadual”, destacou o assistente técnico da Amazonastur,Francisco Girão.
Plano – O Plano Estadual e Turismo do Amazonas é pautado no desenvolvimento sustentável da atividade turística, buscando a valorização da diversidade que caracteriza os atrativos turísticos do Amazonas e o planejamento de Programas e Projetos para a geração de emprego e renda no setor turístico.
Entre os objetivos do Plano estão: atrair investimentos, gerir estrategicamente o turismo, ser atuante na adequação da infraestrutura básica do destino, capacitar mão-de-obra turística e promover os produtos turísticos e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *