Cidade

Caminhada abre programação da Semana Municipal do Autismo

By  | 

A cor azul tomou conta do Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, na manhã deste domingo, 1°/4, durante a solenidade de abertura pela Prefeitura de Manaus da “Semana Municipal do Autismo” e a realização da 2ª Caminhada pelo Autismo.

Pessoas de diversas zonas da cidade hastearam bandeiras e balões pela garantia dos direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em alusão ao Dia Internacional do Autismo, a ser  celebrado nesta segunda-feira, 2/4. Diversas atividades lúdicas, esportivas e personagens infantis fizeram a alegria das crianças e adolescentes autistas.

Para o secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel, a prefeitura trabalha pela inclusão dessas pessoas na sociedade para acabar com o preconceito e, verdadeiramente, valorizar os autistas.

“A Semmasdh tem o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (EAMAAR), que atende mais de 2 mil autistas por meio de uma equipe especializada. Este ano o prefeito Arthur Virgílio Neto  pretende inaugurar o primeiro Centro Dia para pessoas com deficiência, na zona Leste da cidade”, salientou o secretário.

A ação deste domingo faz parte de uma intensa programação que envolve atividades físicas, lúdicas, palestras e audiência pública sobre o Autismo. Os eventos contam com a parceria de Organizações da Sociedade Civil com Atendimento ao Autista, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundo Manaus Solidária e as secretarias municipais de Educação (Semed), da Saúde (Semsa), Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e Semmasdh.

“Esses eventos sensibilizam as pessoas a olharem para o sujeito autista como pessoa, logo a sociedade tem uma curiosidade de saber sobre o TEA. Essa curiosidade é que faz com que as pessoas procurem mais sobre o que é o Autismo”, destacou Edilene Lopes, mãe de uma criança autista.

Programação

Na segunda-feira, 2/4, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Eamaar, localizado na rua Sapeaçu, 73, bairro Alvorada, promove uma manhã de atividades lúdicas, dentro da própria instituição.

Já à noite, a sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa, ganha iluminação azul e, no auditório da Faculdade Boas Novas (FBN), a Associação Mãos Unidas pelo Autismo (MUPA) realiza uma palestra voltada para a sociedade em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>