Amazonas

Morre aos 88 anos o ex-senador e ex-deputado federal Leopoldo Péres

By  | 

Faleceu por volta de 21h15 desta segunda-feira, dia 5, aos 88 anos de idade, o ex-senador, ex-deputado federal, ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa) e ex-controlador-geral do Estado (CGE) Leopoldo Péres Sobrinho.

Ele estava internado no hospital Prontocord, em Manaus, com um quadro de pneumonia e seu estado de saúde se agravou desde a noite de ontem.

Considerado um político de habilidosas articulações, filho de tradicional família da política no Amazonas, com destaque para o irmão senador já falecido Jefferson Péres, Leopoldo iniciou sua carreira eleitoral nos anos 50, sendo eleito deputado federal em 1962 pelo PSD,

Exerceu mandato na Câmara dos Deputados como membro da bancada do Amazonas até 1975. Depois foi senador da República, de 1987 a 1991.

Ainda no mandato de senador, foi titular da Suframa, nomeado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1990, cargo que ocupou até março de 1991.

No Congresso, participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1988 como membro titular da Subcomissão do Poder Judiciário e do Ministério Público, da Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo e suplente da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, da Comissão da Ordem Econômica.

A partir daí, passou a exercer vários cargos no Governo do Amazonas. Mais recentemente, a partir de 2003, foi responsável pela Controladoria-Geral do Estado, cargo que exerceu até o início de 2017, passando pelas gestões de Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo.

Foto: Divulgação/ALE-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>