Cidade

FCecon recebe novos residentes e forma especialistas em diversas áreas

By  | 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), recepcionou, nesta quinta-feira (1º/3), a nova turma de residentes médicos, composta por sete profissionais. Paralelo a isto, a unidade hospitalar forma, nesta sexta-feira (2/3), outros sete especialistas, nos seguintes cursos: Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Mastologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Anestesiologia. O Programa de Residência Médica FCecon já inseriu no mercado, 36 especialistas em modalidades de ensino em pós-graduação médica, em áreas estratégicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Por serem capacitados em uma unidade de alta complexidade considerada referência, os egressos da FCecon recebem um treinamento de excelência e têm um ótimo reconhecimento do mercado”, destacou o diretor-técnico do hospital, cirurgião Ênio Lúcio Coelho Duarte.

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica bioquímica Kátia Luz Torres, frisou que os médicos que acabam de ingressar no corpo clínico da instituição, tendem a fortalecer não só a área assistencial, mas também a científica, agregando valor ao SUS e garantindo mão de obra altamente capacitada para o tratamento de patologias diversas.

“Já os que concluem a residência médica, nesta sexta-feira, reforçam nossa característica de hospital-escola e passarão a contribuir com a melhoria da assistência especializada no Amazonas”, destacou Kátia Torres.

Foram incorporados ao Programa de Residência Médica da FCecon os seguintes profissionais: Alan Pagoto Rossi – Cirurgia Oncológica; Vangeles Basílico Rebelo- Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Jane Anne Nunes Lira – Mastologia; Hugo Arão Costa Brasil Filho e José Eduardo Martins Adorno – Anestesiologia; Felipe Pereira de Loredo e Sildomar Queiroz da Silva – Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Eles passarão por treinamento em serviços variados da unidade hospitalar, em regime de dedicação exclusiva, orientados por médicos e doutores com ampla expertise.

Formatura – Concluem as especializações, nesta sexta-feira, os seguintes profissionais: Fernando André Martins Ferreira – 5ª Turma de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Tatiana Valois Coelho e Danilo Takemura Celloni – 3ª Turma de Mastologia; Nilufar Zeimarani Nurani e Stefhenie Rharissa Morais Libório Silva – 2ª Turma de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Kamila Vieira de Oliveira e Priscilla Ribeiro Marques – 1ª Turma de Anestesiologia. A formatura ocorre no auditório da FCecon, localizado no terceiro andar da instituição – rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Oeste de Manaus.

Segundo Kátia Torres, diferente do que ocorria em anos anteriores, os médicos recém formados no Amazonas não precisam mais deixar o estado, para especializarem-se nas mais diversas áreas da saúde. “Antes, perdíamos profissionais para outras unidades da federação, já que eles saíam para se capacitar e não retornavam mais, corroborando para um déficit histórico em algumas especialidades no estado. Com a oferta local de cursos de Residência Médica, a tendência é que, ao final do processo, eles sejam incorporados aos serviços públicos de saúde, ampliando o leque de especialidades disponíveis à população”, ressaltou.

O Programa de Residência Médica da FCecon é vinculado à Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), ligada ao Hospital Universitário Francisca Mendes, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *