Cidade

Advogado quer exclusão da escolinha do Fla dos estaduais de base

By  | 

O advogado Marcelo Amil entrou com uma requisição na Federação Amazonense de Futebol (FAF) para questionar a participação de uma escolinha de futebol do Flamengo em Manaus dos Estaduais Juvenil e Infantil. Segundo ele, que também defende o Rio Negro nos tribunais, a intenção é impedir a inclusão de uma equipe não federada em uma competição organizada pela FAF.

Amil, que está agindo por conta própria, e não representando o clube, como ele mesmo afirma, entrou com um pedido na FAF para revisão do Estatuto da entidade e do Regulamento Geral de Competições. Membros de outros clubes que foram contra a permissão, cedida pelas próprias agremiações por maioria de votos na reunião com a FAF que definiu os participantes do campeonato, afirmam que a participação do Flamengo só será possível porque o estatuto teria uma brecha em um dos seus artigos.

O advogado ressalta que caso exista de fato a brecha, ela é ilegal e também questionada.

– Eu sei que não é legal a participação de uma entidade não federada em uma competição da FAF, mas solicitei o Estatuto e o Regulamento Geral para verificar se não existe nenhum item que de alguma forma permita esse absurdo. Se houver, também representarei contra essa ilegalidade – disse.

Para o advogado, além de jurídica, a questão também é moral e abre um precedente que ele considera perigoso para o futebol amazonense.

– Eu entendo que a federação tem o direito de fazer um campeonato e convidar quem ela quiser, mas não em competições oficiais. Permitir que a escolinha do Flamengo participe de um campeonato oficial, abre o precedente para que a FAF permita lá na frente, por exemplo, que a “escolinha do seu Chico” participe do Juniores, e se campeã, represente o Amazonas na Copa São Paulo de Futebol Junior, mesmo sem ser federada – explicou.

Ele cita um exemplo recente onde uma exceção foi aberta dentro da legalidade e cogita levar o caso à CBF caso seja necessário.

– Recentemente o Manaus Esporte Clube participou de uma competição da FAF, mas seguindo todo o rito de filiação. Quero a exclusão da entidade da competição e em caso de insistência, multa contra a FAF, podendo o caso chegar à corregedoria da CBF, se necessário. Fiz o pedido à FAF e se não me responderem, vou esperar a tabela oficial sair para recorrer ao TJD – confirmou.

FAF diz que escolinha será mantida

De acordo com o Diretor de Competições da FAF, Ivan Guimarães, a escolinha do Flamengo não será excluída da competição. Segundo ele, o Regulamento Geral de Competições permitie a inclusão de equipes convidadas e na reunião que deinfiniu os parâmetros do campeonato, os clubes não se opuseram.

– Eu acho engraçado que todos os que estão reclamando não participaram da reunião, para a qual foram convidados, é bom lembrar. O estatuto dá liberdade para a Federação incluir equipes na condição de convidadas, de forma excepcional. A escolinha do Flamengo nos procurou e fez um ofício solicitando a participação e explicando por que queriam jogar o campeonato. Não vimos nenhuma barreira para impedir a participação deles, mas ainda assim apresentamos a ideia para a aprovação dos demais clubes, que não foram contra. Fica uma situação de pessoas que nem querem do campeonato e nem querem que outros participem – rebateu.

O campeonato

A competição está prevista para começar no início de setembro. O formato de disputa será o mesmo das categorias profissional e junior. Na primeira fase, as sete equipes são divididas em um grupo e duelam em turno e returno. Avançam às semifinais os quatro mehores colocados, sendo 1º contra 4º e 2º contra 3º. Os times mais bem classificados contam com a vantagem do empate.

Além da escolinha do Flamengo, Nacional, Rio Negro, Manaus, Tarumã, Holanda e Cliper vão participar da competição. Destes, apenas o último teria sido contra a inclusão do Flamengo na competição, mas foi voto vencido.

Reprodução: GE Amazonas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>