Cozinha

Chef usa tucumã, banana e pirarucu para criar ‘Uramaki caboquinho’

By  | 

O “casamento” do tucumã e da banana pacovã resultou em uma das receitas mais comuns da culinária amazonense: o sanduíche “X-caboquinho”. Inspirada no casal, a chef Ana Cristina Galotta, de 26 anos, resolveu unir os sabores amazônicos com a gastronomia oriental – também muito apreciada em Manaus – e criar um sushi com toque caboclo: o “Uramaki  caboquinho”. Veja como preparar a receita no vídeo acima.

Ana trabalha em um dos vários estabelecimentos que vendem comidas orientais em Manaus. Ela e a irmã gêmea, Ana Cláudia Galotta, atuam no Gohan Sushi Bar, localizado na rua Wilson Medeiros, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. O restaurante funciona há três anos e serve apenas pratos à la carte. As sócias largaram uma empresa de web design para investir na gastronomia.

Gêmeas Ana Cláudia  e Ana Cristina Galotta trabalham juntas  (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Gêmeas Ana Cláudia e Ana Cristina Galotta
trabalham juntas (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)

“Ela [Ana Cláudia] cuida da parte administrativa e eu, que não gosto de papel, trabalho na parte da cozinha. A ideia de investir no oriental foi da minha irmã.  A gente já fazia sushi em casa também. Brincava de fazer para família, amigos. Como a gente viu que o mercado cresceu, surgiu a ideia de abrir um japonês, mas a gastronomia na minha vida é tudo. Há dois anos Manaus tinha cerca de 120 temakerias e sushi bar. Hoje devem ter uns 80″, disse Ana Cristina.

Segundo Ana,  além do tucumã e da banana, o pirarucu – também conhecido como bacalhau da Amazônia – ajudou a compor o novo sushi. O uramaki leva o pescado grelhado no hondashi, a pele do pirarucu frita (que fica como um torresmo) e castanha para finalizar.  “Eu prezo muito pela apresentação. A gente come primeiro com os olhos, isso é coisa do ser humano”, afirma a chef.

Para fazer o prato é preciso um preparo especial para o arroz. A chef não revela todos os segredos que garantem o sabor dos pratos servidos com o arroz feito em seu restaurante, mas diz  que para acertar no ponto  é preciso cozinhá-lo com vinagre e deixá-lo “dormir” de um dia para o outro.

Receita conta com poucos ingredientes  (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Receita conta com poucos ingredientes (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)

Veja como preparar no passo a passo a seguir:

Ingredientes
100 g de arroz japonês
Meia alga nori
30 g de Cream cheese
80g de pirarucu
10 g de tempero hondashi
manteiga e azeite (para grelhar)

Pirarucu e a banana devem ser fritos antes da montagem do sushi  (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)Pirarucu e a banana devem ser fritos antes da
montagem do sushi (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)

20g de gergelim
1/2 banana pacovã (da terra)
50g de pele de pirarucu
3 castanha do Pará

Modo de fazer
Cozinhar o arroz no dia anterior e reservar.
Grelhe o peixe na manteiga e reserve.
Frite a pele do peixe temperada com hondashi em azeite e corte em pedaços pequenos.
Fritar a banana cortada em rodelas em óleo.

Coloque o nori em uma esteira de bambu. Sobre a alga, ponha cerca de 100 gramas de arroz e distribua em uma camada uniforme.

Cubra a alga com arroz e vire para incluir o cream cheese e o peixe ao centro (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Cubra a alga com arroz e vire para incluir o cream cheese e o peixe ao centro (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)

Jogue o gergelim sobre o arroz, aperte as pontas e vire.  Coloque o cream cheese no centro da alga (não colocar até as extremidades), em seguida colocar os pedaços de peixe sobre o cream cheese. Enrole e aperte com auxílio da esteira.

Corte em rodelas após colocar as bananas  (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Corte em rodelas após colocar as bananas
(Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)

Coloque as bananas sobre o sushi e corte em fatias. Aperte novamente. Coloque as lascas de tucumã sobre as fatias de sushi. O tucumã deve ser colocado após o corte do sushi. Selecione lascas com tamanho proporcional a curva de cada uma das fatias.

Finalize com molho teriyaki (para decorar o prato), coloque um pouco de cream cheese sobre cada um dos pedaços de sushi, jogue a pele de pirarucu e a castanha sobre o prato e sirva.

Chef Ana Cristina Galotta fez sushi especial com ingredientes amazônicos (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Chef Ana Cristina Galotta fez sushi especial com ingredientes amazônicos (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Uramaki caboquinho leva pescado amazônico, tucumã e banana (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Uramaki caboquinho leva pescado amazônico, tucumã e banana (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>