Economia

Rota Manaus-Miami da TAM será cancelada a partir de 4 de abril, após 10 anos de operação

By  | 

Após 10 anos de operações, a rota aérea Manaus-Miami da Tam Linhas Aéreas será cancelada a partir do dia 4 de abril. A informação foi confirmada por pela empresa para  A Crítica nesta quarta-feira (9). Em outubro de 2015, a empresa havia anunciado que reduziria de cinco para quatro voos semanais da linha Manaus-Miami.

Como alternativa, serão oferecidos os voos para Miami com conexões de Belém, Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo, explicou a companhia, em nota.

A empresa aérea justificou a mudança na operação internacional em Manaus como uma forma de adequar a sua malha aérea ao atual cenário econômico brasileiro.

“A TAM está entrando em contato com os passageiros que já possuem reservas para esses voos para informá-los sobre sua reacomodação e oferecer outras alternativas”, informou a empresa.

A Tam informou ainda que irá realizar cancelamentos em outras rotas como Brasília x Orlando, São Paulo x Cancun. As mudanças incluem, inclusive, reduções no número de frequencias semanais em algumas rotas brasileiras.

O voo direto de Manaus para Miami foi lançado em junho de 2006. Desde então, a cidade passou a ser um destinos favoritos dos amazonenses que saem de Manaus.

Em 2015, a cidade americana junto com Lisboa, Panamá e Venezuela figuraram entre os novos destinos preferidos pelos amazonenses. Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a procura por voos internacionais aumentou em 5,27% entre 2013 e 2014.

SEGUNDO CANCELAMENTO EM 2016

Esse é o segundo voo direto partindo de Manaus para o exterior a ser cancelado neste ano.

Muito festejada no seu lançamento, a linha Manaus-Lisboa foi cancelada este mês pela empresa Transporte Aéreo de Portugal (TAP), após uma temporada de 18 meses. Agora, quem quiser ir para a capital portuguesa deverá se deslocar até Belém, no Pará, quem mantém o voo direto.

REAÇÕES

Em Manaus, a notícia do cancelamento causou revolta nos empresários e clientes. A proprietária da Paradise Tur, Cláudia Mendonça, anunciou a mudança com inconformismo em sua página no Facebook. “Não me conformo!!! Agora é oficial: TAM a partir de 4 de abril CANCELA o Manaus Miami e mantém Belém Miami … PARABÉNS BELEM…”, escreveu.

A publicação foi seguida de comentários criticando a decisão da Tam. “Só falta a American Airlines fazer o mesmo e Pah… Ilhados de vez”, comentou Virna Pimenta Leão.

“Uma pena! Lamentável”, reagiu Luana Bastos.

“Estamos precisando de uma política governamental seria para o turismo de nosso Estado. Assim como foi planejada pelo Estado da Bahia e hoje pelo Estado do Pará”, escreveu Geraldo dos Anjos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>